Publicada em 29/11/2024

Governo de SP assina contrato de R$ 8,15 bilhões para investimentos em infraestrutura

O governador Tarcísio de Freitas assinou nesta sexta-feira (29), no Palácio do Planalto, em Brasília, novos contratos de financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Serão contratados R$ 8,15 bilhões para obras de infraestrutura no Estado de São Paulo. O prazo total para pagamento é de 34 anos.

Em sua estratégia de investimento em infraestrutura, o Governo de SP tem dado especial atenção às áreas de logística e transportes. Os valores contratados serão empregados justamente em projetos que já se encontram em execução e necessitam de recursos adicionais para sua conclusão, como o Rodoanel Norte, a expansão da Linha 2-Verde do Metrô e as obras do Trem Intercidades (TIC) Campinas-São Paulo.

“Estamos dando um passo extremamente importante, é uma parceria fundamental para o Estado de São Paulo e para a cidade de São Paulo. Estamos falando de um aporte de recursos para empreendimentos extremamente relevantes”, afirmou Tarcísio de Freitas.

A cerimônia contou ainda com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), e do prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, que firmou empréstimo de R$ 2,5 bilhões para a aquisição de 1,3 mil ônibus elétricos.

Do montante total firmado pelo Estado de São Paulo com o BNDES, R$ 3,2 bilhões serão destinados à primeira parte do Trem Intercidades (TIC), um dos projetos mais importantes desta gestão. O TIC será o serviço expresso em 101 km de trilhos entre São Paulo e Campinas, com parada em Jundiaí. O empreendimento engloba ainda a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM) entre Campinas e Jundiaí e a concessão da Linha 7-Rubi, atualmente operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na ligação de Jundiaí até a capital.

Já R$ 1,35 bilhão será integralmente utilizado como garantia para execução das obras de construção do trecho norte do Rodoanel, fundamental para concluir a conexão entre as principais rodovias que chegam à São Paulo. O projeto contempla a construção de uma pista dupla, com um canteiro central que separa as duas vias e controle total de acesso, seguindo o mesmo padrão adotado nos trechos já em operação (oeste, sul e leste). A extensão total da nova via será de 19,7 km, com 4 faixas em parte desse percurso e 3 faixas em outra parte.

Por fim, outros R$ 3,6 bilhões serão empregados na aquisição de 44 novos trens destinados ao aprimoramento do sistema metroviário da Capital paulista. Com seis carros cada, os novos trens serão destinados principalmente à extensão da Linha 2-Verde do Metrô, contribuindo para aumentar a capacidade de transporte, reduzindo o tempo de espera e proporcionando um fluxo mais fluido de passageiros. Os novos trens serão equipados com tecnologia de última geração, garantindo eficiência energética, segurança e conforto aos passageiros. Além disso, o projeto prioriza a acessibilidade, com vagões adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, promovendo a inclusão e a igualdade de acesso aos serviços de transporte público.

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