Publicada em 24/9/2024

Governo de SP avança em projeto de parceria público-privada para Linha 16-Violeta do metrô

O Governo de São Paulo aprovou a qualificação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para concessão e construção da Fase 1 da Linha 16-Violeta do metrô. O anúncio foi feito durante reunião do Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI-SP), realizada nesta terça-feira (24), no Palácio dos Bandeirantes. A nova linha ligará a Estação Oscar Freire, na zona oeste da capital, à Estação Abel Ferreira, na zona leste.

O investimento está estimado em R$ 24 bilhões, com prazo de concessão de 30 anos, sendo oito anos para as obras e 22 de operação. A previsão é que a linha atenda e beneficie mais de 226,8 milhões de passageiros por ano.

“Com a qualificação da Linha 16-Violeta, damos mais um passo para a expansão da rede metroviária, alcançando a Zona Leste de São Paulo e ofertando uma alternativa de transporte público eficiente para milhares de pessoas. Além de integrar o PPI-SP, esse projeto também integra o programa SP nos Trilhos, que vai aumentar a oferta de transporte por trens e metrô por todo o Estado”, diz o governador.

“Esse é mais um exemplo de bons projetos que podemos desenvolver junto à parceria com o setor privado. Vamos trazer mais investimentos e gerar postos de trabalho com mais eficiência, sustentabilidade e desenvolvimento para todas as regiões do estado”, completa Tarcísio.

A aprovação foi realizada pelo Conselho Diretor do Programa de Desestatização (CDPED) e do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (CGPPP), que contou ainda com a presença do vice-governador, Felício Ramuth, e do secretário-executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), André Isper.

A próxima etapa do processo será a abertura de chamamento público para interessados em realizar o estudo de viabilidade, seguido da escolha da melhor proposta; preparação da modelagem; realização das audiências e consultas públicas; publicação do edital; e realização do leilão. As informações estarão disponíveis no site da SPI.

Linha 16-Violeta

A fase um da nova linha de metrô contará com 16 estações e ligará a região do Aricanduva, na zona leste, à Oscar Freire, na zona oeste, em apenas 30 minutos de percurso, reduzindo em 60 minutos o trajeto atual. O projeto prevê ainda outra fase, da Abel Ferreira até a Cidade Tiradentes.

O ramal metroviário ajudará a melhorar a mobilidade dos usuários do transporte público e moradores da zona leste da capital, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental, incentivando o uso de um transporte mais limpo, reduzindo a emissão de poluentes e melhorando a qualidade do ar na cidade.

A Linha 16 contará com sete integrações: Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa; Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco; Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire; Linha 6-Laranja e Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos; e com a futura Linha 19-Celeste, na Estação Jardim Paulista; além de conexão com três terminais de ônibus.

“Com a Linha 16-Violeta, vamos aumentar a oferta de transporte público e ampliar a capacidade de atendimento aos usuários por conta das diversas integrações que teremos com linhas já em operação e terminais de ônibus. É um investimento importante que faremos para melhorar a mobilidade urbana”, destaca o secretário-executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos, André Isper Rodrigues Barnabé.

Conhecida também como a “Linha dos Parques”, a nova ligação terá estações próximas aos parques do Ibirapuera, Aclimação e Independência, fortalecendo as atividades culturais e o lazer em São Paulo.

Programa de Parcerias de Investimentos

O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.

Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, já são 25 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 494 bilhões.

Notícias

Governo de SP entrega lancha modernizada para pedestres e ciclistas na travessia São Sebastião/Ilhabela


Governo de SP amplia prazo da consulta pública sobre concessão de parques urbanos na capital até 18 de agosto


Governo de SP lança painel de monitoramento de febre amarela


Governo de SP inaugura Polo da Univesp na Escola da Inclusão com foco em acessibilidade e inclusão no ensino superior