Governo de SP firma acordo para levar plataforma digital SEI Cidades a todos os municípios

O governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta quarta-feira (21) um acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) para uso do SEI Cidades nos 645 municípios paulistas, ampliando a transformação digital no estado. A plataforma de gestão eletrônica de documentos e processos é operada pelo Governo de São Paulo desde o início de 2023, democratizando o acesso a serviços e permitindo economia de quase R$ 1 bilhão até o momento.

“Desde o início de nossa gestão, nosso compromisso é colocar São Paulo em posição de destaque como estado que promove a transformação digital. Um governo digital elimina burocracias desnecessárias no mundo moderno e conectado, melhora a eficiência dos serviços públicos e beneficia o cidadão com mais tempo e qualidade de vida. Estamos comprometidos em desburocratizar a administração pública, ampliando a digitalização e modernizando processos, e queremos que isso também seja realidade nas 645 cidades paulistas”, disse Tarcísio.

O anúncio do acordo foi feito no Palácio dos Bandeirantes e também reuniu os secretários estaduais Caio Paes de Andrade (Gestão e Governo Digital), Arthur Lima (Casa Civil) e Gilberto Kassab (Relações Institucionais), além do desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, presidente do TRF-4, e Thiago Waltz, subsecretário de Governo Digital.

O SEI Cidades utiliza o Sistema Eletrônico de Informações, plataforma para a gestão digital de documentos e processos, desenvolvida pelo TRF-4. No Governo de São Paulo, o sistema agiliza processos internos, reduz o uso de papel, otimiza o tempo e recursos e ainda facilita o acesso dos cidadãos aos serviços governamentais de maneira mais ágil e descomplicada.

“Combater a burocracia, melhorar a qualidade da administração pública e implementar a transformação digital na sua cidade. Este é um dos nossos objetivos: impulsionar o processo de digitalização e efetivar a modernização de todos os processos internos”, declarou o secretário Caio Paes de Andrade.

Com o SEI no Governo de São Paulo, já são 252,5 mil usuários habilitados com o trâmite de cerca de 4,16 milhões de processos e documentos administrativos entre os 84 órgãos e autarquias estaduais. Ao colocar todos os processos de forma eletrônica, a economia de papel representou 40,7 mil pés de eucaliptos preservados e poupou R$ 960 milhões para o Estado.

Transformação digital

Garantir um Estado cada vez mais digital para facilitar a vida da população é compromisso do Governo de São Paulo. A Secretaria de Gestão e Governo Digital é órgão central que desenvolve soluções e práticas para tornar cada vez mais ágeis, digitais e transparentes a prestação dos serviços públicos. O principal objetivo é simplificar a vida do cidadão e dos servidores públicos e desburocratizar a administração paulista.

A Secretaria de Gestão e Governo Digital foi criada em 2023 com três pilares transversais: elaborar as regras centrais do Estado em gestão pública, gestão de pessoas e transformação digital. Internamente, a pasta comanda ainda cinco órgãos públicos – Prodesp/Poupatempo, Detran, Iamspe, SPPrev e PrevCom – e administra o Patrimônio e o Arquivo Públicos do Estado.

Notícias

Com leilão marcado para sexta (19), Emae tem capacidade para abastecer 825 mil imóveis


Com leilão marcado para sexta (19), EMAE tem capacidade para abastecer 825 mil imóveis


SP anuncia redução de 10% em tarifas social e vulnerável da Sabesp após desestatização


Governo de SP formaliza utilidade pública de prédio da Fecap para transferência à USP