Governo de SP formaliza utilidade pública de prédio da Fecap para transferência à USP

O governador Tarcísio de Freitas assinou nesta quarta-feira (17) o decreto de utilidade pública que prevê a desapropriação do prédio da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) para uso da Faculdade de Direito da USP. Conhecido como Palácio do Comércio, o edifício histórico foi construído em 1908 e está localizado no Largo de São Francisco, no centro de São Paulo.

“Temos que caminhar juntos nessa grande revitalização que vai transformar o centro da cidade de São Paulo. E, quando transformamos o centro, trazemos o emprego de volta, a dignidade de volta, trazemos as pessoas para morar onde temos estrutura de transporte e de saneamento. É muito bom ver este projeto agregado a tudo o que faremos no centro da cidade e que dará mais estrutura para uma escola tradicionalíssima como a Faculdade de Direito da USP”, disse o governador.

Com 4 mil m², o prédio possui 20 salas de aula, auditório para 150 pessoas, salas administrativas, museu e lanchonete. Desde sua fundação, o edifício abrigou a Escola de Comércio Fecap e a Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

A Faculdade de Direito da USP usará o espaço para expandir as atividades de graduação, de pós-graduação e ensino continuado. O projeto também prevê a criação de um Centro de Estudos do Ensino Jurídico e um Centro de Estudos sobre Direito Empresarial.

Além disso, o local possibilitará a criação de espaços para que os estudantes possam permanecer na faculdade por períodos mais longos, após as aulas, para os alunos do matutino ou antes das aulas, para alunos do curso noturno; e o oferecimento de instalações para professores estrangeiros e pós-doutorandos.

“Este prédio permitirá que façamos atividades de extensão voltadas para os estudantes, que possamos trazer ex-alunos para fazerem especialização e que possamos desenvolver outras atividades acadêmicas essenciais para oferecer um ensino modernizado e para promover uma maior aproximação com a sociedade”, afirmou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Notícias

Governador sanciona lei que institui escolas cívico-militares em SP


Governo de SP estreita laços com o Canadá e planeja parcerias em educação e meio ambiente


Governo de SP aprova projetos para R$ 36 bi em investimentos na economia


SP na Direção Certa: Governo define diretrizes para ampliar investimentos e eficiência