Publicada em 10/2/2025

Governo de SP institui Comitê de Assessoramento Estratégico para Políticas de Segurança Pública

O governador Tarcísio de Freitas assinou decreto que cria o Comitê de Assessoramento Estratégico de Segurança Pública (CAESP). A medida, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (10), visa fortalecer a segurança pública em todo o estado e nortear as políticas públicas da área.

“A criação do Comitê reforça nosso compromisso com uma segurança pública moderna, eficiente e cada vez mais alinhada às necessidades da população. É mais uma garantia para que as nossas decisões sejam baseadas em conhecimento técnico e a ampla participação de setores essenciais”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.

Entre as responsabilidades do grupo está a recomendação de medidas, protocolos, soluções de gestão e de informação na formulação de políticas públicas, apoiar a implementação de ações, projetos e programas. “Nosso compromisso é trabalhar com inteligência, eficiência e diálogo para garantir mais segurança para todos os paulistas”, complementou Tarcísio.

O comitê será formado pelo secretário da Segurança Pública, o comandante-geral da Polícia Militar, o delegado-geral da Polícia Civil, o controlador geral do Estado, a procuradora geral do Estado, o procurador-geral de Justiça e a defensora público-geral do Estado. Em caso de impedimento, os integrantes titulares deverão indicar seus respectivos substitutos.

Representantes de outros órgãos e entidades públicas, privadas e da sociedade civil também poderão ser convidados para participar do grupo para que possam contribuir com propostas e reforçar as ações e medidas recomendadas. O Comitê irá se reunir sempre por meio de convocação do governador do Estado e a participação no grupo não será remunerada.

Notícias

Governo de SP envia à Alesp proposta que eleva salário mínimo estadual para R$ 1.804


100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa