Publicada em 1/8/2025

Governo de SP lança painel de monitoramento de febre amarela

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), lançou o painel de monitoramento de febre amarela. A ferramenta permite que a população acompanhe, semanalmente, a evolução da doença no território paulista.

O painel está disponível no link: https://nies.saude.sp.gov.br/ses/publico/febre-amarela

Além disso, o sistema traz uma série histórica, desde 2007, com dados de notificações, casos confirmados, óbitos e taxa de letalidade organizados por ano, semana epidemiológica, método de diagnóstico, faixa etária, sexo e provável local de infecção.

Dentro do painel também é possível ter acesso às epizootias notificadas como suspeitas para febre amarela em primatas não humanos (PNH). Nele, estão disponíveis o total de casos notificados e confirmados, além dos gêneros de primatas afetados e tipos de amostras coletadas para as análises.

A febre amarela é uma doença transmitida por vetores, infecciosa viral e aguda, que pode levar à morte. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Em 2024, o Estado de São Paulo registrou cinco casos de febre amarela em humanos, com dois óbitos confirmados. Entre primatas não humanos (PNH), foram notificados 33 casos e 16 mortes. Já em 2025, até esta quinta-feira (31), o estado contabiliza 62 casos confirmados e 33 óbitos pela doença.

Os sintomas iniciais da febre amarela são:

  • Início súbito de febre;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dores musculares;
  • Dores no corpo em geral;
  • Náuseas e vômitos;
  • Fadiga;
  • Fraqueza.

Dúvidas sobre a vacinação?

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as 100 perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A ferramenta esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: www.vacina100duvidas.sp.gov.br.

Notícias

Alunos de SP enviam carta coletiva para COP30 na Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente


Governo de SP publica edital da concessão rodoviária da Rota Mogiana


Produção de medicamentos da FURP pode chegar a 3 bilhões por ano com nova operação do Butantan


CULTSP PRO completa um ano com mais de 8 mil alunos e se consolida como referência em formação para a economia criativa