Publicada em 26/2/2025

Governo de SP prorroga consulta pública para concessão do novo Centro Administrativo Campos Elíseos

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), prorrogou até o dia 13 de março de 2025 o prazo para participação na consulta pública SPI nº 01/2025, sobre a concessão do novo Centro Administrativo do Estado, a ser construído no bairro dos Campos Elíseos. O projeto faz parte do processo de requalificação do centro da capital e prevê a construção, manutenção, conservação, gestão e operação de um complexo moderno que reunirá secretarias, fundações e autarquias estaduais, além de novas áreas de convivência e serviços.

A consulta pública tem o objetivo de ampliar o diálogo com a sociedade, permitindo que cidadãos, empresas e entidades encaminhem sugestões e pedidos de esclarecimento sobre a proposta. As contribuições recebidas serão analisadas, com possibilidade de serem incorporadas. Toda a documentação, incluindo estudos técnicos, regulamento e o formulário para envio das manifestações, está disponível no site da SPI: https://www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br/projeto-qualificado/centro-administrativo-dos-campos-eliseos/.

Como parte do processo de participação social, foram realizadas duas audiências públicas para apresentação do projeto e esclarecimento de dúvidas. A primeira ocorreu no dia 12 de fevereiro, em formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Governo de São Paulo no YouTube. A segunda foi realizada no dia 13 de fevereiro, de forma presencial, no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na capital paulista.

Requalificação urbana

O novo Centro Administrativo reunirá cerca de 22 mil servidores estaduais, atualmente espalhados por mais de 40 prédios na cidade, em um único espaço, com infraestrutura moderna e eficiente. O projeto prevê investimento de R$ 4,7 bilhões, com a geração de 38 mil empregos diretos e indiretos durante as obras e 2,8 mil novas oportunidades formais no comércio e serviços locais. A iniciativa também contempla a requalificação urbana da região, com fachadas ativas, ampliação de calçadas, espaços para comércio e serviços, além do restauro de 19 imóveis tombados, garantindo a preservação do patrimônio histórico.

Os interessados em participar da consulta pública podem enviar suas contribuições até o dia 13 de março de 2025, por meio do formulário do regulamento da consulta pública, disponível no site da SPI.

Notícias

Governo de SP envia à Alesp proposta que eleva salário mínimo estadual para R$ 1.804


100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa