Publicada em 29/7/2025

Governo de SP recebe homenagem de Tóquio em celebração aos 35 anos de amizade

Momento marca aniversário de Acordo de Fraternidade e estreita laços diplomáticos

Na última sexta (25), o Governo de SP foi homenageado na capital japonesa, em comemoração aos 35 anos do Convênio de Fraternidade entre a Região Metropolitana de Tóquio e o Estado de São Paulo.

A homenagem contou com imagens que representam o Estado de São Paulo, reunidas em um painel exposto na sede do Governo Metropolitano de Tóquio. A exposição de fotos fica aberta até o dia 31 deste mês.

Além do Acordo de Fraternidade firmado com a região japonesa, o Estado de São Paulo faz parte de uma longa história de amizade entre Brasil e Japão. No último mês, o Governo de SP recebeu em sua sede, o Palácio dos Bandeirantes, a Princesa do Japão, Kako de Akishino, em celebração ao 130º aniversário das relações diplomáticas entre os países. Na ocasião, a Princesa participou de reunião bilateral com o governador e foi agraciada com a Ordem do Ipiranga, a mais alta honraria concedida pelo Estado de São Paulo.

Acordo de Fraternidade SP e Tóquio

O Acordo de Fraternidade entre o Estado de São Paulo e a Região Metropolitana de Tóquio foi firmado em 13 de junho de 1990, e promove união e solidariedade entre as partes.

As relações diplomáticas entre o Estado de São Paulo e o Japão são marcadas por vínculos culturais, sociais e econômicos, impulsionados pela imigração japonesa ao Brasil no início do século XX, cujo marco inaugural foi a chegada de 781 pessoas a bordo do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, em 1908.

O Brasil abriga a maior comunidade de nipo-descendentes do mundo — aproximadamente 2,7 milhões de pessoas — plenamente integrada ao mosaico cultural nacional e fonte de valiosas contribuições ao desenvolvimento do país –, das quais cerca de 50% vivem no Estado de São Paulo.

Notícias

Alunos de SP enviam carta coletiva para COP30 na Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente


Governo de SP publica edital da concessão rodoviária da Rota Mogiana


Produção de medicamentos da FURP pode chegar a 3 bilhões por ano com nova operação do Butantan


CULTSP PRO completa um ano com mais de 8 mil alunos e se consolida como referência em formação para a economia criativa