Publicada em 12/11/2020
Governo do Estado assina concessão da Usina São Paulo, no Rio Pinheiros
O Governo do Estado de São Paulo firmou contrato para revitalização da antiga Usina da Traição, entre a Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (EMAE) e o consórcio Usina São Paulo SPE. O grupo será responsável por implementar espaços de uso público na área, incluindo a cobertura do prédio e o entorno.
A revitalização é um dos eixos do Programa Novo Rio Pinheiros, que visa despoluir o canal por meio de um grande projeto de saneamento básico, integrado a ações que abrangem as margens para integrar o rio à cidade.
Na área a ser revitalizada, está prevista a implantação de espaços de convivência, comércio e escritórios. A cobertura da Usina poderá ser utilizada como espaço para restaurante, bar ou lanchonete, com mirante aberto permanentemente ao público.
IMPACTO NOS ODS
A despoluição do Rio Pinheiros contribui diretamente para o alcance do ODS 6 – Água Potável e Saneamento, especialmente no que tange à meta 6.3 de melhoria da qualidade da água.
Mas, por ser um programa integrado e multissetorial, o programa se relaciona a outros ODS. Conheça alguns impactos:
ODS 3 – Saúde e Bem-Estar: a retirada dos esgotos do rio e de seus afluentes é diretamente relacionada à meta 3.9 de combater as doenças transmitidas pela água.
ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico: as obras do programa Novo Rio Pinheiros já geraram mais de 3 mil empregos.
ODS 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis: A meta 11.6 que visa a despoluição do rio e a sua integração à vida da Cidade contribui para reduzir o impacto ambiental negativo das cidades abrangidas pela bacia do Pinheiros, especialmente em termos de qualidade do ar e gestão de resíduos.
ODS 15 – Vida Terrestre: despoluir o rio e seus afluentes significa proteger, recuperar, conservar e promover uso sustentável dos ecossistemas de água doce (meta 15.1).
A parceria entre a EMAE e o consórcio Usina São Paulo é reconhecida pelo ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.
Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.