Publicada em 25/5/2016

Governo do Estado de São Paulo e Consulado Geral do Canadá promovem festival LGBT

O Governo do Estado de São Paulo e o Consulado-Geral do Canadá se unem para marcar o Mês da Diversidade Sexual com um grande evento no MIS (Museu da Imagem e do Som) e Museu Brasileiro de Esculturas (MuBE), instituições vizinhas em São Paulo. De 26 a 28 de maio, a Diversa Fest – Festival de Cultura LGBT realiza mostra de filmes canadenses e rodas de conversa no MIS, além de feira gastronômica, performances, discotecagem, pocket shows e contação de histórias no MuBE.

O Mês da Diversidade Sexual acontece em torno do dia 17 de maio, considerado o Dia Internacional e Estadual do Combate à LGBTfobia. Em São Paulo, ele é encerrado tradicionalmente pela Parada do Orgulho LGBT – a maior do mundo – que acontece na avenida Paulista e região central da cidade, este ano no dia 29 de maio.

Em sua primeira edição, o Diversa Fest traz para o Brasil a mostra de documentários canadenses Diversa, Documenta, Canadá, da produtora vinculada ao governo, National Film Board of Canada/Office national Du film Du Canada. Com duração de 25 a 85 minutos, os oito filmes da mostra fazem um recorte da visão de documentaristas canadenses sobre a temática LGBT. Os filmes tratam de temas como a LGBTfobia nas escolas, homossexualidade na terceira idade, “cura gay”, constituição das famílias, transgêneros, entre outros.

O destaque do conjunto é Last Chance, de Paul-Émile d’Entremont, que acompanha a história de cinco pessoas que buscam refúgio no Canadá para escapar da LGBTfobia em seus países de origem. O filme será exibido no dia 26/5, às 20h.

O Canadá foi um dos primeiros países do mundo a descriminalizar a homossexualidade, ainda em 1969, e foi também um dos pioneiros na aceitação da diversidade sexual nas forças armadas. Mais recentemente, no dia 17 de maio de 2016,   o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou uma nova legislação para proteger os direitos das pessoas trans. 

“O Canadá tem uma longa história no avanço da legislação dos direitos humanos e trabalha proativamente com governos locais, organizações multilaterais e regionais, e grupos da sociedade civil para abordar a discriminação e a violação dos direitos humanos das pessoas LGBT.  No Brasil, estamos muito honrados de ter o Governo do Estado de São Paulo como parceiro na realização da Diversa Fest, um evento muito importante que celebra a diversidade, tolerância e respeito a todos, independentemente de sua orientação sexual. Esperamos que a mostra de filmes canadenses desperte a discussão do tema na sociedade para o encontro de soluções no avanço dos direitos das pessoas LGBT”, afirma o Embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone.   

Junto com a mostra, haverá duas rodas de conversa com os temas “Religião e Família” e “Cidadania e Direitos”, mediadas respectivamente por Soninha Francine e Roseli Tardelli. Entre os participantes confirmados, estão a especialista canadense Line Chamberland (titular da Cadeira de Estudos sobre a Homofobia da Université du Québec à Montréal-UQAM), Raquel Rocha, Marcelo Gallego, Leila de Paula, Daniela Andrade e Ângela Lopes. Os interessados devem fazer inscrição com uma hora de antecedência no atendimento do MIS.

Na sexta-feira (27), das 13h às 14h, o auditório do MIS recebe Gabriela Franco, criadora do MinasNerds, para um bate papo sobre a relação entre os X-Men e a luta atual dos LGBT. Na área externa do MIS, na sexta-feira e no sábado (dias 27 e 28) a partir das 12h, a área externa do MuBE vai contar com uma feira colaborativa, com aproximadamente 30 expositores gastronômicos e artísticos, além de intervenções culturais, espaços de Flash Tatoo e Drag Yourself (oficina de drag queens), shows musicais com Lineker, Maria Christina, discotecagem e muito mais.

Abertura
Para a abertura do evento, estão previstas as participações do secretário da Cultura Marcelo Araujo, embaixador canadense no Brasil Riccardo Savone, o Cônsul-Geral do Canadá em São Paulo Stéphane Larue e o diretor do MIS André Sturm.
Logo após a abertura oficial, haverá a projeção do documentário Last Chance.

Realização

O Diversa Fest – Festival de Cultura LGBT é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Assessoria de Gêneros e Etnias da Secretaria da Cultura, do Museu da Diversidade Sexual e da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais da Casa Civil; e pelo Consulado Geral do Canadá em São Paulo. A concepção é da organização social Diversa Arte e Cultura.

O evento tem parceria do Escritório do Québec no Brasil, da Galeria Tato, da organização social APAA e do Museu da Imagem e do Som (MIS).

Programação completa do Diversa Fest – Festival de Cultura LGBT
Diversa FEST – Festival de Cultura LGBT
Data: de 26 a 28 de maio
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som e MuBE – Museu Brasileiro de Esculturas
Endereço: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa

Notícias

Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa


Túnel Santos-Guarujá trará ao Brasil tecnologia inédita e solução inovadora de engenharia


Governo de SP deposita R$ 544 milhões em bônus para 160 mil professores e servidores nesta sexta-feira (25)