Publicada em 16/12/2025

Instituto de Zootecnia de SP desenvolve sistema inovador para mensuração de metano

A redução das emissões de metano entérico é um dos maiores desafios para a pecuária sustentável. Atento a essa demanda, o Instituto de Zootecnia (IZ–Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, desenvolveu e validou um sistema que simula as condições presentes no rúmen de bovinos para mensurar, de forma precisa e econômica, a produção de metano em condições controladas, sem a necessidade do uso de animais.

De acordo com o pesquisador do IZ Geraldo Balieiro Neto, o sistema permite comparar diferentes aditivos e dietas. “Avaliamos o sequestrador de hidrogênio desenvolvido pela MJ Nutrição Animal e este aditivo promoveu uma redução de até 40% nas emissões de metano em relação aos antimicrobianos tradicionalmente utilizados, como a virginiamicina e a monensina”, conta Balieiro. De acordo com ele, quando o produto foi associado a dietas com menor teor de fibra e fornecido aos animais, as reduções chegaram a 75%, evidenciando o potencial da tecnologia como estratégia eficiente para mitigar gases de efeito estufa na pecuária.

Para o especialista, a tecnologia validada permite mensurar de forma mais rápida, precisa e com menor custo os efeitos das dietas e aditivos sobre a fermentação ruminal, associando a produção de metano à formação de ácidos orgânicos, à digestibilidade dos nutrientes e ao desempenho animal. “Isso contribui diretamente para o desenvolvimento de estratégias eficazes de mitigação de gases de efeito estufa e para o avanço da pecuária de baixo carbono”, afirma.

Desenvolvido em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste, o sistema representa um importante avanço científico e tecnológico, consolidando o papel do IZ na geração de soluções voltadas à eficiência e à sustentabilidade da produção animal.

Sobre o sistema desenvolvido

O sistema de cultivo com fluxo contínuo utiliza o gás traçador SF₆ para mensurar a produção de metano em condições controladas. O equipamento e o protocolo operacional inovadores permitem a coleta contínua dos gases produzidos durante a fermentação ruminal, simulando o ambiente do rúmen com controle de pH, temperatura, agitação e fluxo de nutrientes.

Essa tecnologia possibilita a avaliação simultânea da fermentação, da emissão de metano, da produção de ácidos orgânicos e da digestibilidade dos alimentos testados, permitindo uma compreensão mais completa dos processos fermentativos e de seus impactos na eficiência alimentar.

Notícias

Programa Respeito à Vida volta com foco em evidências, ações eficazes e capacitação para prevenir mortes no trânsito


SuperAção SP dá início ao pagamento de auxílios para famílias inseridas no programa social


Instituto de Zootecnia de SP desenvolve sistema inovador para mensuração de metano


Governo de SP lança Rotas da Cachaça para fomentar turismo, agronegócio e desenvolvimento regional