Publicada em 3/7/2025

LDO 2026 amplia foco em qualificação e moradia para gerar mais emprego e renda em SP

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026, aprovado na segunda-feira (1º) pela Assembleia Legislativa de São Paulo, tem como um dos principais destaques a ampliação das metas em áreas estratégicas como qualificação profissional e habitação popular.

O documento, que segue agora para sanção do governador, define as metas e prioridades que vão orientar a elaboração do orçamento estadual para o próximo ano, com base no Plano Plurianual (PPA) 2024–2027. O projeto segue agora para sanção do governador.

Entre os destaques da LDO 2026, no Programa de Qualificação Profissional e Empreendedora, por exemplo, as metas foram ampliadas para preparar os paulistas às demandas do mercado de trabalho, aumentar as oportunidades e estimular o empreendedorismo em todas as regiões do Estado.

Na área de Habitação e Urbanismo, o texto aprovado reforça metas dos programas de Fomento Habitacional, Regularização Fundiária, Provisão Habitacional e Urbanização e Melhorias. As ações visam reduzir o déficit habitacional e melhorar a qualidade de vida em comunidades urbanas e periféricas.

As mudanças incorporadas ao Anexo de Metas e Prioridades foram propostas por parlamentares e acolhidas parcialmente pelo texto final aprovado. Após a sanção, as metas atualizadas serão incorporadas aos instrumentos oficiais de planejamento e monitoramento da administração pública estadual, assegurando transparência e efetividade na implementação das políticas públicas.

O anexo de Metas Fiscais traz a projeção inicial para a receita fiscal primária do Estado para o próximo ano no total de R$ 382,9 bilhões, enquanto as despesas são estimadas em R$ 372,6 bilhões.

​Para a elaboração do projeto da LDO 2026 foram considerados os seguintes principais parâmetros macroeconômicos para as projeções das metas fiscais:

Discriminação 2025 2026 2027 2028
IPCA/IBGE 5,55% 4,51% 4,00% 3,78%
Δ REAL DO PIB ESTADUAL 2,00% 1,70% 2,00% 2,00%

Notícias

Alunos de SP enviam carta coletiva para COP30 na Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente


Governo de SP publica edital da concessão rodoviária da Rota Mogiana


Produção de medicamentos da FURP pode chegar a 3 bilhões por ano com nova operação do Butantan


CULTSP PRO completa um ano com mais de 8 mil alunos e se consolida como referência em formação para a economia criativa