Publicada em 30/12/2025

Linha 17-Ouro entra na fase final com 93% de obra concluída

Retomadas em setembro de 2023, as obras civis da Linha 17-Ouro tiveram evolução significativa no atual ano, chegando a 93% de conclusão. Além disso, a linha que vai ligar o aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos já conta com oito trens em testes para o início da operação em março de 2026.

A evolução das obras pôde ser vista principalmente nas oito estações, cuja maioria ultrapassou os 90% de execução, com os trabalhos concentrados nos acabamentos, como a instalação de comunicação visual, equipamentos de acessibilidade e controle de acesso (catracas de entrada), sinalização, portas de plataforma e até mesmo paisagismo nas áreas externas. Os destaques são as estações Morumbi, Vereador José Diniz, Aeroporto de Congonhas e Campo Belo, com 99%, 98%, 97% e 95% de avanço das obras, respectivamente. Todas essas e as demais quatro estações já contam com escadas rolantes e elevadores.

Além da construção que se aproxima do fim, trabalhos para a disponibilização dos trens, instalação e comissionamento (testes e obtenção dos certificados de segurança) de sistemas são feitos em paralelo para garantir o início da operação no primeiro trimestre do próximo ano. Ao todo, oito dos 14 trens da linha já chegaram ao Pátio Água Espraiada.

Localizada na zona sul da capital, a Linha 17 vai levar transporte de alta capacidade para o aeroporto de Congonhas, com um túnel de ligação direta sob a avenida Washington Luís, e proporcionar conexão com as linhas 9-Esmeralda e 5-Lilás, oferecendo mais praticidade e rapidez para milhares de passageiros que circulam diariamente pela região.

Essas conexões vão permitir que os passageiros tenham acesso facilitado a regiões como Pinheiros, Santo Amaro, Moema, Osasco, além da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, fortalecendo também a mobilidade entre importantes polões geradores de empregos.

Quando pronta em seu trecho prioritário, do Aeroporto de Congonhas ao Morumbi, a linha terá 6,7 km de extensão com oito estações, um pátio de manutenção, 14 trens e previsão de transportar quase 100 mil pessoas por dia.

Coragem para fazer o impossível: São Paulo na Direção Certa

Nos últimos 3 anos, o Governo de São Paulo atuou com coragem para enfrentar gargalos históricos, retomando obras inacabadas e implementando projetos históricos e inéditos que vão deixar legado para a população. Os resultados antes considerados impossíveis saíram do papel para fazer a diferença: a entrega da primeira etapa do Rodoanel Norte, o funcionamento da Linha 17-Ouro de metrô prevista para março, o início do projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá, o fim da Cracolândia no centro da capital, a inclusão de 2 milhões de pessoas na rede de água e outras 3 milhões com esgoto tratado após a desestatização da Sabesp, as 76 mil casas próprias entregues e outras 110 mil em produção, o recorde de 3,5 milhões de cirurgias eletivas na saúde, os R$ 8 bilhões investidos em 800 Santas Casas e instituições de saúde com a Tabela SUS Paulista, as 46 mil vagas em universidades com o Provão Paulista e 2 mil intercâmbios internacionais com o Prontos Pro Mundo, a menor taxa de homicídios da história e as quedas recordes em latrocínios e roubos em 2025, entre outros. Com coragem pra fazer o impossível, São Paulo segue na direção certa!

Saiba mais em: coragemprafazeroimpossivel.sp.gov.br

Notícias

Linha 17-Ouro entra na fase final com 93% de obra concluída


Governo de SP realiza operação integrada para cumprir mandados de prisão contra agressores de mulheres


Trens e metrô terão nova tarifa a partir de 6 de janeiro, com valor abaixo da inflação


Túnel Santos-Guarujá: obra estratégica de infraestrutura terá impacto no acesso à saúde pública no litoral paulista