Publicada em 14/1/2022

Nova regionalização de SP amplia participação da sociedade no planejamento metropolitano

A sanção de três PLs (Projetos de Lei) para a criação das Regiões Metropolitanas de São José do Rio Preto, Piracicaba e Jundiaí trará nova modelagem à reorganização administrativa do Estado e garantirá acesso a benefícios diretos ao cidadão, que agora pode contribuir, juntamente com o poder público, para a formulação do chamado PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) de sua região.

A proposta do Governo com a nova estrutura do Estado é fomentar o desenvolvimento socioeconômico regional e melhorar a articulação dos órgãos e entidades estaduais, municipais e sociedade civil, facilitando a gestão de recursos e equipamentos públicos para diversas áreas.

Os Projetos de Lei foram aprovados pelos deputados, em 2021, e levados pela Secretaria da Casa Civil à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). A criação das novas regiões prevê a realização de audiências públicas, promovidas pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, para debater problemas e soluções de diferentes temas de interesse comum, como meio ambiente, transporte, desenvolvimento econômico e atendimento social.

E em Limeira, já aconteceu a primeira audiência pública presencial e on-line de 2022 para debater o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). O evento, realizado nesta terça-feira (11), contou com a presença de representantes do Governo do Estado, da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), de Prefeitos locais e da sociedade civil.

O cidadão interessado em contribuir para a construção do plano de sua região, consultar notícias e datas das audiências pode acessar a plataforma digital. O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) conta, ainda, com apoio técnico e logístico da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

A criação de novas Regiões Metropolitanas faz parte de um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Regional em parceria com a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) e amplia o nível de integração regional entre os municípios. Cada região tem seu próprio Conselho de Desenvolvimento composto por autoridades municipais e estaduais e representantes da sociedade civil.

Em São José do Rio Preto, 37 cidades integram a nova região metropolitana; já em Piracicaba foram 24 municípios unidos; e em Jundiaí, sete. Essas três novas regiões compõem o grupo das, agora, nove Regiões Metropolitanas do Estado: São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Sorocaba, Campinas, São José do Rio Preto, Piracicaba e Jundiaí.

Notícias

Governo de SP envia à Alesp proposta que eleva salário mínimo estadual para R$ 1.804


100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa