Publicada em 28/2/2025

Palácio do Bandeirantes se ilumina nas cores roxa, azul e verde em prol do Dia Mundial das Doenças Raras

O Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, será iluminado hoje em alusão ao Dia Mundial das Doenças Raras, trazendo luz a um tema sensível e muito importante, que afeta milhares de pessoas no país.

O Governo de São Paulo reafirma seu olhar sobre a causa também por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD), que realizou na última quinta-feira (26) o evento “Raros Efeitos – Dia Mundial das Doenças Raras” no Museu da Inclusão, proporcionando um espaço de discussão e troca de experiências sobre aos impactos dessas condições de saúde à sociedade.

Dia Mundial das Doenças Raras

A data foi criada em 2008 pela Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis) para promover a conscientização sobre essas enfermidades, e foi oficialmente reconhecida no Brasil por meio da Lei Federal nº 13.693/2018. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças raras são aquelas de ocorrência reduzida, atingindo até 65 pessoas a cada 100 mil habitantes, e alguns exemplos são a Atrofia Muscular Espinhal (AME), Osteogênese Imperfeita (OI), Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e Distrofia muscular de Duchenne. Além disso, essas condições apresentam uma ampla diversidade de sintomas, que podem variar tanto entre diferentes doenças quanto entre indivíduos afetados pela mesma condição.

Notícias

Governo de SP envia à Alesp proposta que eleva salário mínimo estadual para R$ 1.804


100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa