Publicada em 1/12/2023

Palácio dos Bandeirantes é iluminado de vermelho para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a aids

No dia 1° de dezembro, o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, será iluminado de vermelho para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a aids. E São Paulo tem muito o que comemorar nesta data.

Em 2023, o Estado conquistou um marco importante na saúde pública, ao ser oficialmente certificado pela eliminação da Transmissão Vertical do HIV (TV-HIV). A taxa estimada de transmissão vertical do HIV (TV-HIV), que atinge até 30% na ausência de terapia antirretroviral (TARV), foi reduzida para menos de 2% em São Paulo com a adoção da TARV e outras medidas preventivas, especialmente quando a amamentação é evitada.

No cenário nacional, São Paulo se destaca por ser o primeiro estado a assinar a Declaração de Paris atualizada em dezembro de 2021, comprometendo-se a acelerar a resposta ao HIV. Como pioneiro no Brasil, o estado assume o compromisso de eliminar a infecção por HIV/AIDS como um problema de saúde pública até 2030, alinhando-se às metas globais 95-95-95 propostas pelo UNAIDS.

A partir de hoje até o dia 7, a Secretaria de Estado da Saúde promove a 16ª edição da campanha estadual de testagem do HIV e da Sífilis em São Paulo, com o tema Fique Sabendo. Os municípios estão empenhados em realizar cerca de 400 mil exames, abrangendo testes rápidos e convencionais para HIV e sífilis.

A campanha visa promover o acesso ao teste, ampliar o conhecimento do status sorológico, vincular os portadores do HIV a tratamento imediato e reforçar ações de prevenção e diagnóstico.

Este é o momento de unirmos esforços para alcançar o objetivo comum de promover a saúde e reduzir a incidência do HIV/AIDS no estado de São Paulo.

Notícias

São Paulo é eleita cidade-sede da Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027


Com atendimento habitacional do Governo de SP, mais de 100 famílias já se mudaram da Favela do Moinho


Lei Orçamentária Anual 2026: audiências públicas serão realizadas em maio e junho


Governo de SP envia à Alesp projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026