

Publicada em 1/12/2023
Palácio dos Bandeirantes é iluminado de vermelho para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a aids
No dia 1° de dezembro, o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, será iluminado de vermelho para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a aids. E São Paulo tem muito o que comemorar nesta data.
Em 2023, o Estado conquistou um marco importante na saúde pública, ao ser oficialmente certificado pela eliminação da Transmissão Vertical do HIV (TV-HIV). A taxa estimada de transmissão vertical do HIV (TV-HIV), que atinge até 30% na ausência de terapia antirretroviral (TARV), foi reduzida para menos de 2% em São Paulo com a adoção da TARV e outras medidas preventivas, especialmente quando a amamentação é evitada.
No cenário nacional, São Paulo se destaca por ser o primeiro estado a assinar a Declaração de Paris atualizada em dezembro de 2021, comprometendo-se a acelerar a resposta ao HIV. Como pioneiro no Brasil, o estado assume o compromisso de eliminar a infecção por HIV/AIDS como um problema de saúde pública até 2030, alinhando-se às metas globais 95-95-95 propostas pelo UNAIDS.
A partir de hoje até o dia 7, a Secretaria de Estado da Saúde promove a 16ª edição da campanha estadual de testagem do HIV e da Sífilis em São Paulo, com o tema Fique Sabendo. Os municípios estão empenhados em realizar cerca de 400 mil exames, abrangendo testes rápidos e convencionais para HIV e sífilis.
A campanha visa promover o acesso ao teste, ampliar o conhecimento do status sorológico, vincular os portadores do HIV a tratamento imediato e reforçar ações de prevenção e diagnóstico.
Este é o momento de unirmos esforços para alcançar o objetivo comum de promover a saúde e reduzir a incidência do HIV/AIDS no estado de São Paulo.