

Publicada em 14/11/2025
Palácio dos Bandeirantes tem dia de palestra sobre cuidados na prevenção do câncer de próstata
Campanha do Novembro Azul contou com a parceria do mascote do Hospital de Amor, o Mamu
A Secretaria de Estado da Casa Civil promoveu nesta quinta-feira (13) um encontro com especialistas para ampliar o conhecimento e a prevenção do câncer de próstata, durante a campanha do Novembro Azul.
Voltada a servidores estaduais, a palestra aconteceu no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, com a participação da médica oncologista Dra. Silvia Regina Graziani e da médica ginecologista e obstetra Dra. Luciana Cury.
“O autocuidado não pode ser tratado como uma segunda opção; é uma responsabilidade individual e um compromisso com aqueles que nos acompanham e nos querem bem. O Novembro Azul é mais do que uma campanha. É um convite para que nós, homens, possamos vencer preconceitos e assumir o protagonismo sobre a nossa saúde”, declarou o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, na abertura do evento, que também teve a presença do secretário-executivo, Fraide Sales.
A Dra. Silvia Graziani discursou sobre a importância de exames de prevenção para o câncer de próstata, como o exame de toque retal, para homens acima dos 45 anos. Entre os indícios suspeitos deste tipo de câncer, destacam-se dificuldade de urinar, sangue na urina e dor óssea, que são sinais de extremo alerta. “No caso de dor óssea, há indício de metástase, que é quando o câncer já está avançado”, alertou Graziani.
Já a Dra. Luciana Cury esclareceu dúvidas sobre o câncer de mama, do colo de útero e de ovário. “Sei que não estamos mais no Outubro Rosa, mas é importante trazer esclarecimentos sobre os sinais de risco e os exames necessários para a prevenção da doença”, declarou Cury.
O evento dedicado à saúde dos servidores do Governo de São Paulo também contou com a presença do mascote do Hospital de Amor — instituição referência nacional no cuidado oncológico —, o elefante Mamu, que mostrou aos presentes que cuidar da saúde não precisa ser um peso, trazendo leveza e alegria aos presentes. Junto ao mascote, também estavam presentes o presidente da instituição, Henrique Prata, e a representante de relações governamentais, Paula Prata.


