Publicada em 5/3/2021

PIB DE SÃO PAULO CRESCE E SE DESTACA EM MEIO À QUEDA DA ECONOMIA NACIONAL E MUNDIAL

O Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo manteve o crescimento no ano de 2020, considerado o mais difícil da história recente em razão dos reflexos negativos da pandemia do coronavírus. De acordo com cálculos da Fundação Seade, o PIB do Estado de São Paulo registrou crescimento de 0,4%, resultado que demonstra os esforços e a correta condução das políticas econômicas pelo Governo de SP.

Se fosse um país, São Paulo estaria ao lado de raras nações a não registrar desempenho negativo no período marcado pelos efeitos da pandemia. A economia mundial recuou em média 3,5% em 2020, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Todas as maiores economias, inclusive Estados Unidos e as da União Européia, registraram retrações entre 3,5% e 7%. O PIB do Brasil recuou 4,1%, o pior desempenho desde 1990.

IMPACTO NOS ODS

O crescimento do PIB paulista contribui para o alcance do ODS 8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico através da meta 8.2 que pretende atingir níveis mais elevados de produtividade das economias, por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e intensivos em mão-de-obra.

A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

Notícias

IntegraTietê: investimentos na despoluição do maior rio do estado de SP já superam R$ 22 bilhões


Ciclistas se reúnem no Palácio dos Bandeirantes para largada da Volta Ciclística Internacional


Com 1º Plano de Segurança Viária, Governo de SP quer reduzir as mortes no trânsito pela metade até 2030


Governo de SP lança a Rota do Queijo Paulista e abre inscrições para produtores