Publicada em 13/11/2020
Poupatempo orienta população a usar serviços digitais e evitar deslocamentos
Segundo estudos da Prodesp para avaliar os atendimentos no Poupatempo, 47% dos cidadãos que procuraram as unidades físicas sem ter realizado o agendamento prévio estavam em busca de serviços que já são 100% digitais, como licenciamento, renovação de CNH, Carteira de Trabalho e Seguro Desemprego.
Das 95 mil pessoas que se deslocaram ao Poupatempo na última semana de outubro, 50 mil poderiam realizar suas solicitações nas plataformas online, por meio do portal – www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital, com segurança e comodidade, sem a necessidade de sair de casa.
O Poupatempo disponibiliza mais de 90 opções nas plataformas digitais de serviços com o mesmo padrão de qualidade e eficiência do presencial”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp. “O programa, junto ao Governo de São Paulo, segue nessa transformação digital, com a meta de desburocratizar e aperfeiçoar cada vez mais os serviços públicos”.
Com a retomada das atividades presenciais, o Poupatempo reforça diariamente a importância do agendamento para que o cidadão consiga realizar os serviços presenciais. Para evitar aglomerações, por conta da pandemia, as unidades atendem com capacidade reduzida e realizam apenas serviços que dependem da presença da pessoa para coleta biométrica das impressões digitais, foto e assinatura para serem concluídos, como RG, CNH, e de veículos, do Detran SP.
IMPACTO NOS ODS
O Poupatempo é uma política pública diretamente relacionada com o ODS 16, que busca o desenvolvimento de instituições eficazes, responsáveis e transparentes. Uma das metas do ODS 16 é o fornecimento de documentos e registro legal para todas as pessoas (meta 16.9).
A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2023 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.
Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.