Publicada em 12/11/2025

PPP das Travessias Hídricas: Governo de SP avança com frota elétrica e certificação internacional inédita

Nesta semana será dado mais um passo importante rumo à mobilidade sustentável em São Paulo. Nesta quinta-feira (13), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), realiza a abertura das propostas apresentadas pelas empresas Acqua Vias SP – Internacional Marítima Ltda., Comporte Participações S.A., Consórcio Travessias SP e CS Infra S.A. no leilão do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do Sistema de Travessias Hídricas.

A iniciativa, que prevê a substituição gradual da frota a diesel por mais de 40 embarcações 100% elétricas, consolida um dos maiores programas de descarbonização do transporte aquaviário do país, reforçando o compromisso do Estado com práticas ESG e com a redução de emissões de gases poluentes. A modernização deve eliminar até 18 mil toneladas de CO₂ por ano apenas nas travessias litorâneas, além de reduzir ruídos e custos operacionais.

O projeto também é o primeiro no País a receber a certificação Blue Dot Network, concedida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ainda na fase de estruturação, antes mesmo do leilão. O selo comprova que o projeto atende aos mais altos padrões globais de governança, sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e transparência financeira.

“Essa certificação reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a estabilidade regulatória, as boas práticas de governança e a entrega de projetos sustentáveis de alto padrão. Ela mostra que o Estado está preparado para atrair investimentos internacionais e conduzir parcerias com segurança e transparência”, afirmou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos.

As travessias hídricas de São Paulo contemplam 14 rotas em diferentes regiões do estado, que transportam cerca de 40 mil pessoas por dia, com investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões. Estão incluídas oito linhas litorâneas, três na Região Metropolitana de São Paulo e três no Vale do Paraíba.

Além do foco ambiental, a PPP também garantirá mais conforto, segurança e agilidade aos usuários, com terminais modernizados, flutuantes ampliados e embarcações de última geração. Entre as linhas contempladas estão São Sebastião–Ilhabela, Santos–Guarujá, Bertioga–Guarujá, Cananéia–Ilha Comprida, Iguape–Juréia e Bororé–Grajaú, entre outras.

O sistema atende atualmente cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano e manterá a base tarifária vigente, preservando gratuidade e benefícios já existentes.

Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP)

O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.

Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, são mais de 30 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 550 bilhões em investimentos.

Notícias

Exposição de Tarsila do Amaral: 3 obras icônicas da artista que podem ser vistas no Palácio dos Bandeirantes


Alesp aprova incorporação da Fundação para o Remédio Popular ao Instituto Butantan


PPP das Travessias Hídricas: Governo de SP avança com frota elétrica e certificação internacional inédita


Governo de SP amplia horários de visitação da exposição de Tarsila do Amaral