Publicada em 29/1/2020

Primeiras turmas de 2020 iniciam aulas do Curso de Libras promovido pelo Estado

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência começou, na última semana, as atividades deste ano do Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), nos módulos Básico e Intermediário. Cerca de 90 alunos, divididos em quatro turmas, participam das aulas.

Os conteúdos ministrados na sede da pasta, na capital, têm como objetivo ampliar a autonomia e a inclusão do público com deficiência, bem como possibilitar a comunicação e interação entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio da Libras.

Segundo dados do último Censo IBGE, são aproximadamente 9,3 milhões de pessoas com deficiência no Estado. Desses, 15% são pessoas com deficiência auditiva, somando mais de 1,8 milhão de cidadãos.

Aprendizado

De acordo com a aluna iniciante no curso de nível Básico, Ana Lucia Sauto Marinaro, de 59 anos, advogada aposentada, a importância da Libras foi reconhecida durante o dia a dia. “Resolvi fazer o curso porque já constatei a necessidade no jurídico e na área médica. Meu filho é médico e, em uma ocasião de emergência, atendeu uma paciente surda”, salienta.

Já o psicólogo Sandro Souza, de 47 anos, aluno do nível Intermediário, afirma que pratica o que aprendeu no curso com pessoas que se comunicam por meio da Libras em sua rotina. “É uma forma de termos inclusão e uma boa comunicação com essas pessoas. Quero ter outras oportunidades, inclusive de fazer o módulo Avançado. Até aqui, já aprendi bastante”, revela.

A Libras não é uma linguagem, mas sim uma língua completa, com estrutura gramatical própria – considerada língua oficial do Brasil desde 2002 e, de acordo com a lei que a oficializou, possui o mesmo status que o português.

Notícias

Governo de SP garante continuidade do programa das escolas cívico-militares após decisão judicial favorável


Túnel Santos-Guarujá vai a leilão com licença ambiental prévia emitida pela Cetesb


Parceria entre Governo de SP e prefeitura da capital viabiliza câmeras com reconhecimento de placas para motos da PM


SP inicia melhorias no eixo Raposo Tavares com foco em segurança e qualidade nas rodovias