Publicada em 26/3/2025

Primeiro trem da Linha 17-Ouro percorre novo trecho entre o Pátio Água Espraiada e estação Vila Cordeiro

O primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro deu mais um passo importante no processo de testes e comissionamento. Nesta terça-feira (25), o trem realizou deslocamentos inéditos, percorrendo um trecho mais longo, entre o Pátio Água Espraiada e Vila Cordeiro, em um trajeto de 4,5 quilômetros.

Pela manhã, a composição saiu do pátio utilizando a energia de suas baterias para acessar a via operacional, passando pelas estações Washington Luiz, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo e Vila Cordeiro, percorrendo um total de 2,7 km. Em seguida, retornou até a estação Vereador José Diniz, em um trecho de 1,8 km. A movimentação foi feita em velocidade reduzida, com o objetivo de coletar dados sobre o comportamento dinâmico do trem, preparando o sistema para os futuros testes de aceleração e frenagem em velocidade máxima e diferentes condições de carga.

Já no período da tarde, pela primeira vez, o trem foi tracionado pela energia elétrica de tração fornecida pelos 3º e 4º trilhos, que operam em 750Vcc e são alimentados pela retificadora da estação Vereador José Diniz. A composição rodou entre as estações Vereador José Diniz e Vila Cordeiro, com previsão de retorno ao pátio à noite. Essa etapa tem como foco verificar o comportamento do trem em conjunto com o sistema de alimentação elétrica.

Durante os testes, equipes técnicas do Metrô de São Paulo e do fornecedor do trem estarão embarcadas para monitorar de perto o desempenho da composição e avaliar parâmetros essenciais para a segurança e eficiência operacional.

Tecnologia e segurança na Linha 17-Ouro

A Linha 17-Ouro contará com trens totalmente automatizados, operando no sistema UTO (Unattended Train Operation) e equipados com tecnologia CBTC, que reduz os intervalos entre as composições e aumenta a eficiência do transporte. Com cinco carros e 60,8 metros de comprimento, cada trem terá capacidade para transportar até 616 passageiros, oferecendo conforto com ar-condicionado, iluminação LED e áreas acessíveis.

Com 6,7 km de extensão, a Linha 17-Ouro integrará o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária de São Paulo, conectando-se às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda. As obras seguem em ritmo acelerado, e a previsão é que a linha entre em operação em 2026, beneficiando cerca de 100 mil passageiros por dia.

Notícias

100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa


Túnel Santos-Guarujá trará ao Brasil tecnologia inédita e solução inovadora de engenharia