Publicada em 29/11/2022

Projeto de lei para retomada das ferrovias no Estado é aprovado na Alesp

Foi aprovado nesta terça-feira (29), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o Projeto de Lei 148/22, de autoria do Executivo, que prevê a retomada do modal ferroviário para transporte de cargas e pessoas em São Paulo através de shortlines – linhas de trajeto curto.

Elaborado pela Secretaria de Logística e Transportes (SLT) e enviado à Alesp pela Secretaria da Casa Civil, o projeto planeja a recriação do Departamento Ferroviário do Estado, que irá regulamentar as ‘shortlines’ em SP. De acordo com a proposta, a exploração das ferrovias se dará de três formas: através de autorização especial, concessão ou PPP (Parcerias Público-Privadas).

“O PL 148/22 é essencial para o Estado de São Paulo exercer, no setor ferroviário, a mesma relevância que detém na economia nacional. Trata-se de um modal de suma importância para o PIB brasileiro, além de ser um meio de transporte mais sustentável, que vai gerar mais desenvolvimento e empregos ao estado”, afirma o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Atualmente, o transporte ferroviário de cargas no estado é integralmente executado pelas concessionárias federais Rumo, MRS e VLI. Dos cerca de 5.000 quilômetros de trilhos paulistas, a maior parcela em atividade concentra-se na Grande São Paulo e é operada para transporte de pessoas pela CPTM e Metrô. A outra metade da malha ferroviária no estado está em desuso ou subutilizada, e o governo paulista pretende reativá-la.

A aprovação do projeto também beneficia o transporte ferroviário de passageiros. O Governo de SP assinou em abril convênio com municípios que farão parte do TIC (Trem Intercidades) São Paulo-Campinas, o primeiro do interior.

Notícias

Governo de SP realiza audiências para ouvir a população sobre concessão de parques urbanos na capital


Governo de SP anuncia contratação de 150 agentes para programa de superação da pobreza


Governo de SP destaca impacto do maior programa de modernização de estradas da história em campanha 360


Crédito rural do Governo de SP ajuda sucessão familiar e crescimento no campo