Publicada em 24/4/2025

Projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá prevê 9 mil empregos

O Governo de São Paulo estima a geração de 9 mil empregos diretos e indiretos com a construção do Túnel Imerso Santos-Guarujá, projeto pioneiro no Brasil.

Com investimento previsto de R$ 6 bilhões, a obra será viabilizada por meio de parceria público-privada (PPP), com concessão de 30 anos, abrangendo construção, operação e manutenção do ativo. O leilão está marcado para 1º de agosto de 2025.

A estrutura terá 1,5 km de extensão, com 870 metros submersos, e será composta por seis módulos de concreto pré-moldado. Contará com três faixas por sentido, uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), além de passagem para pedestres e ciclistas.

O projeto, qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), representa um marco para o desenvolvimento da Baixada Santista e atende a uma demanda histórica da população da região.

A futura concessionária será responsável por uma infraestrutura compatível com o tráfego de veículos leves, caminhões e transporte público, sem impactar as operações do Porto de Santos.

Durante missão internacional na Dinamarca, Holanda e Noruega, o Governo de São Paulo está apresentando o projeto a potenciais investidores, em reuniões com empresas especializadas em mobilidade e engenharia, como Ballast Nedam, TEC Tunnel, Ruter, LNS, Maersk, DFDS, Sweco, Immontec e Femern A/S. A agenda incluiu visita técnica ao túnel Fehmarnbelt, entre Dinamarca e Alemanha, referência internacional em túneis imersos.

Notícias

Summit Agenda SP+Verde terá compensação de carbono e operação Lixo Zero


Famílias de baixa renda da Grande São Paulo vão receber caixas d’água


Concessionária do Rodoanel faz mutirão de contratações para reta final de obra no Trecho Norte


Governo de SP destina cerca de R$ 380 milhões em recursos extras para a saúde dos 645 municípios paulistas