Publicada em 28/1/2021

Rio Pinheiros ganhará novo parque linear

O Governo do Estado de São Paulo assinou mais um contrato para criação do novo parque linear às margens do Rio Pinheiros. O Consórcio Parque Novo Rio Pinheiros investirá, nos próximos cinco anos, cerca de R$ 30 milhões na implantação e manutenção de pista de caminhada, ciclovia, cafés e banheiros. O objetivo do parque é aproximar a população do símbolo da cidade de São Paulo, que é o Rio Pinheiros. Os atrativos serão gratuitos e as obras devem ser iniciadas em fevereiro, com previsão de término no próximo ano.

O Programa Novo Rio Pinheiros pretende despoluir o curso d’água por meio de um grande projeto de saneamento básico, ações de manutenção, além da recuperação das margens com o apoio da iniciativa privada. Até o momento, 150 mil imóveis, de um total de 533 mil, foram conectados à rede de esgoto para tratamento. Além disso, 20 mil toneladas de lixo flutuante já foram removidas do leito desde o início do programa, em meados de 2019.

IMPACTO NOS ODS

A criação do parque linear nas margens do Rio Pinheiros é um programa multissetorial e tem impacto em diversas áreas. Veja algumas metas:

ODS 3 – Saúde e Bem-Estar: a retirada dos esgotos do rio é diretamente relacionada à meta 3.9 de combate as doenças transmitidas pela água.

ODS 6 – Água Potável e Saneamento, especialmente no que tange à meta 6.3 de melhoria da qualidade da água.

ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico: as obras do programa Novo Rio Pinheiros já geraram mais de 3 mil empregos.

ODS 11– Cidades e Comunidades Sustentáveis: A meta 11.6 que visa a despoluição do rio e a sua integração à vida da Cidade contribui para qualidade do ar e gestão de resíduos.

ODS 15 – Vida Terrestre: despoluir o rio e seus afluentes significa proteger, recuperar, conservar e promover uso sustentável dos ecossistemas de água doce (meta 15.1).

A parceria entre empresas é reconhecida pelo ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Para ler a matéria na íntegra clique aqui.

A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.

Notícias

IntegraTietê: investimentos na despoluição do maior rio do estado de SP já superam R$ 22 bilhões


Ciclistas se reúnem no Palácio dos Bandeirantes para largada da Volta Ciclística Internacional


Com 1º Plano de Segurança Viária, Governo de SP quer reduzir as mortes no trânsito pela metade até 2030


Governo de SP lança a Rota do Queijo Paulista e abre inscrições para produtores