Publicada em 19/6/2019

Saiba como solicitar o cartão de estacionamento para idosos na capital

Quem tem idade igual ou superior a 60 anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores e residentes no município de São Paulo podem solicitar o cartão de vaga para idosos. A autorização especial para o estacionamento de veículos, conduzidos ou que os transportem nas vias e logradouros públicos, em vagas especiais devidamente sinalizadas para este fim.

Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) é o órgão responsável pela emissão do cartão do idoso para os municípios não integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

É importante lembrar que estacionar o veículo nas vagas especiais, sem o cartão que comprove tal condição, sujeita o motorista à infração gravíssima (7 pontos na CNH), multa e remoção do veículo.

Como solicitar

O cartão pode ser expedido pelo Detran.SP ou pelas prefeituras do município do solicitante, desde que a cidade seja integrada ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Confira aqui os municípios integrados ao SNT.

O solicitante deve comparecer à unidade de atendimento (Ciretran ou Seção de Trânsito) do município de domicílio com os seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – original e cópia simples –, comprovante de endereço em nome do idoso (original e cópia simples) e o formulário de requerimento do Cartão do idoso (original).

O cartão é válido em todo o território nacional e pode ser utilizado nas vagas sinalizadas com a inscrição “Idoso”. Apenas o original deve ser usado, sendo proibida a utilização de cópias. Além disso, o documento só pode ser usado quando o titular estiver no veículo, em qualquer veículo, não importando quem é o proprietário ou quem está dirigindo.

O documento também deve ser utilizado nas vagas sinalizadas em locais privados como shoppings, supermercados e bancos. O idoso não fica isento de pagar vagas sinalizadas em áreas de Zona Azul.

Notícias

Governo de SP envia à Alesp proposta que eleva salário mínimo estadual para R$ 1.804


100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa