Publicada em 11/9/2019

Saiba quais cuidados alimentares são importantes na fase pré-escolar

Muitas crianças durante a fase pré-escolar costumam comer alimentos não tão saudáveis. Como elas já conhecem os sabores e sabem do que gostam ou não, às vezes acabam comendo demais ou não comem nada, em alguns casos. Por conta disso, a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado separou as melhores dicas para ajudar as mães na hora de oferecer alimentos mais saudáveis para os filhos.

De acordo com a nutricionista Sizele Rodrigues, a alimentação da criança, durante essa fase, sofre grandes influências dos hábitos familiares, então todo cuidado é pouco. Também é importante dar bons exemplos. “É preciso que a alimentação seja suficiente tanto em quantidade, quanto em qualidade, respeitando os horários das refeições e incluindo diariamente porções de todos os grupos alimentares”, completa.

Rejeitar legumes e verduras é normal. Estudos indicam que os alimentos devem ser ofertados pelo menos de 8 a 10 vezes para que seja aceito pela criança. Então, um bom jeito de deixar mais atrativo é montar pratos com bastante cor para que possam ser variados e ao mesmo tempo divertidos.

Como a criança ainda não está na fase escolar, as refeições devem ser semelhantes às dos adultos, compostas por desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Os lanches devem ser de frutas, leite e derivados ou sanduíches. Produtos industrializados devem ser evitados, pois sua composição contém alto teor de sal, açúcar e gordura.

Segundo a médica Elisabete Almeida, um bom lanche entre as refeições, principalmente no intervalo entre as aulas, garante o um bom funcionamento do metabolismo, digestão e absorção dos nutrientes. “É importante também incluir água para que a criança possa garantir a quantidade necessária de hidratação”, diz a especialista.

Veja abaixo algumas dicas:

  • Alimentos devem ser oferecidos de 8 a 10 vezes;
  • Frutas podem ser oferecidas inteiras e todos os dias;
  • Evitar produtos industrializados: refrigerante, balas, salgadinhos, etc;
  • Respeitar os horários de alimentação;
  • Oferecer todos os grupos alimentares;
  • As refeições devem ser compostas por café da manhã, lanche de manhã, almoço, lanche da tarde e jantar;
  • Cuidar da higiene e armazenamento dos alimentos;
  • Optar por alimentos cozidos e assados;
  • Dar bons exemplos na hora da alimentação.

Notícias

Com aval do Governo Federal, CDHU retoma desmontagem de casas vazias no Moinho


Sede do Governo de São Paulo se ilumina de verde em campanha de combate ao glaucoma


SP apresenta projetos do novo Centro Administrativo e do túnel Santos-Guarujá na Brazilian Week


Governo de SP promove destinos paulistas em roadshow pela América do Sul