Publicada em 7/12/2020
São Paulo disponibiliza teste de COVID-19 pela saliva
O Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza testes para diagnosticar a COVID-19 por meio da coleta da saliva. O exame poderá ser feito inicialmente por moradores da capital paulista ao custo de R$ 90 para quem for à instituição para a coleta ou R$ 150 para quem optar por fazer a autocoleta e enviar a amostra para análise por um serviço de retirada e entrega. O cidadão que deseja solicitar o teste deverá fazer um cadastro no site do CEGH-CEL.
O método é uma alternativa ao exame de RT-PCR usado para detectar o novo coronavírus durante a fase aguda da infecção e similar aos já desenvolvidos no Brasil. O novo teste permite aumentar a disponibilidade, rapidez no resultado e redução dos custos.
Os interessados em realizar o teste devem se cadastrar pelo site www.genomacovid19.ib.usp.br
IMPACTO NOS ODS
O teste desenvolvido pela USP tem impacto direto no ODS 3 – Saúde e Bem-estar e em duas de suas metas: 3.8 que visa atingir a cobertura universal de saúde com o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e a preços acessíveis para todos e 3.d que pretende alertar o cidadão ao tratamento precoce e redução de riscos nacionais e globais à saúde.
A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas. No Estado de São Paulo, os ODS são lei e figuram no Plano Plurianual do Estado para o quadriênio 2020-2023.
Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui.