Publicada em 7/12/2020

São Paulo disponibiliza teste de COVID-19 pela saliva

O Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza testes para diagnosticar a COVID-19 por meio da coleta da saliva. O exame poderá ser feito inicialmente por moradores da capital paulista ao custo de R$ 90 para quem for à instituição para a coleta ou R$ 150 para quem optar por fazer a autocoleta e enviar a amostra para análise por um serviço de retirada e entrega. O cidadão que deseja solicitar o teste deverá fazer um cadastro no site do CEGH-CEL.

O método é uma alternativa ao exame de RT-PCR usado para detectar o novo coronavírus durante a fase aguda da infecção e similar aos já desenvolvidos no Brasil. O novo teste permite aumentar a disponibilidade, rapidez no resultado e redução dos custos.

Os interessados em realizar o teste devem se cadastrar pelo site www.genomacovid19.ib.usp.br

IMPACTO NOS ODS


O teste desenvolvido pela USP tem impacto direto no ODS 3 – Saúde e Bem-estar e em duas de suas metas: 3.8 que visa atingir a cobertura universal de saúde com o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e a preços acessíveis para todos e 3.d que pretende alertar o cidadão ao tratamento precoce e redução de riscos nacionais e globais à saúde.

A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas. No Estado de São Paulo, os ODS são lei e figuram no Plano Plurianual do Estado para o quadriênio 2020-2023.

Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui.

Notícias

Governo de SP realiza audiências para ouvir a população sobre concessão de parques urbanos na capital


Governo de SP anuncia contratação de 150 agentes para programa de superação da pobreza


Governo de SP destaca impacto do maior programa de modernização de estradas da história em campanha 360


Crédito rural do Governo de SP ajuda sucessão familiar e crescimento no campo