Publicada em 28/1/2021

São Paulo lança Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar

O Governo do Estado de São Paulo lançou o Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar (Pemalm), relatório pioneiro no Brasil da avaliação do lixo no mar no litoral paulista.
O plano traz um conjunto de indicadores (de geração de lixo, de exposição e de impactos) recomendados para o monitoramento e avaliação do lixo no mar, que vai permitir uma análise das melhores opções para o combate efetivo do problema. Ações humanas em terra e no ambiente marinho e a gestão inadequada dos resíduos sólidos são alguns dos fatores responsáveis pelos resíduos nas águas do oceano.

IMPACTO NOS ODS

Com o lançamento do Pemalm o ODS 14 – Vida na Água é contemplado, pois possui o objetivo de conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. A meta 14.1 é impactada pois até 2025, deve-se prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente a advinda de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes.

O ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação também é um ODS que sofre impacto na meta 17.17 a fim de incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes.

A Agenda 2030 da ONU indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS e 169 metas, para “não deixar ninguém para trás”. No Estado de São Paulo, os ODS são lei. O Plano Plurianual estadual PPA 2020-2030 é totalmente articulado com a Agenda da ONU.

Para ler a matéria na íntegra clique aqui.

Notícias

Com aval do Governo Federal, CDHU retoma desmontagem de casas vazias no Moinho


Sede do Governo de São Paulo se ilumina de verde em campanha de combate ao glaucoma


SP apresenta projetos do novo Centro Administrativo e do túnel Santos-Guarujá na Brazilian Week


Governo de SP promove destinos paulistas em roadshow pela América do Sul