Publicada em 2/12/2024

Secretária-geral do Governo e ministro da Economia argentinos são recebidos pelo governador Tarcísio de Freitas

O governador Tarcísio de Freitas recebeu nesta segunda-feira (2), no Palácio dos Bandeirantes, a secretária-geral do governo da Argentina, Karina Milei, e o ministro da Economia do país vizinho, Luis Caputo, acompanhados também do Cônsul Geral da Argentina, Luis Maria Kreckler, e do secretário de Coordenação de Energia e Mineração do Ministério de Economia da Argentina, Daniel González.

O encontro teve como objetivo promover a troca de experiências entre os governos, especialmente nas políticas econômicas. Para homenagear o povo argentino, Tarcísio condecorou Karina com a medalha Ordem do Ipiranga, no grau máximo, que é a mais alta honraria concedida pelo Estado de São Paulo.

O governador elogiou o ajuste fiscal realizado pelo presidente Javier Milei e detalhou o programa de modernização administrativa São Paulo na Direção Certa, que reúne ações voltadas para maior eficiência do gasto público, redução de despesas e aumento de arrecadação, além de atração de mais investimentos para o Estado.

O Governo de SP avança no processo de modernização administrativa e de melhoria do gasto público com o lançamento do plano “São Paulo na Direção Certa”. As diretrizes gerais da iniciativa apontam o caminho a ser seguido para tornar o Estado mais eficiente, com maior capacidade de atração de investimentos e geração de oportunidades.

Tarcísio também explicou os programas de parcerias de investimentos, como a privatização da Sabesp, os leilões e as parcerias público-privadas, que vão gerar investimentos na casa dos bilhões de reais em benefícios para os cidadãos. A comitiva argentina se mostrou bastante interessada, especificamente, pelo modelo de desestatização da Sabesp.

“Nós procuramos, também, eliminar as burocracias no Estado, que era muito analógico e pouco digital, e temos uma secretaria dedicada ao governo digital para tornar a relação com a sociedade e também com os investidores mais fácil. Além disso, em 2025 teremos o maior orçamento de investimento da nossa história”, explicou o governador.

A Argentina é o terceiro maior parceiro comercial de São Paulo e, das 73 empresas argentinas no Brasil, 30 estão no Estado. Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de uma missão empresarial institucional à Argentina para que os investidores brasileiros possam ver de perto o novo momento que o país vive.

A reunião foi acompanhada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, pelo secretário da Fazenda, Samuel Kinoshita, pelo presidente da InvestSP, Rui Gomes, pelo chefe da Assessoria Internacional da Casa Civil, Samo Tosatti, e pelo assessor especial do governador, Gustavo Villaça.

Notícias

Governo de SP entrega lancha modernizada para pedestres e ciclistas na travessia São Sebastião/Ilhabela


Governo de SP amplia prazo da consulta pública sobre concessão de parques urbanos na capital até 18 de agosto


Governo de SP lança painel de monitoramento de febre amarela


Governo de SP inaugura Polo da Univesp na Escola da Inclusão com foco em acessibilidade e inclusão no ensino superior