

Publicada em 15/5/2025
SP detalha oportunidades no mercado paulista de transição energética e tecnologia na Brazilian Week
Nesta quarta-feira (14), terceiro dia de roadshow na Brazilian Week, em Nova Iorque, o governador Tarcísio de Freitas apresentou a representantes de fundos de investimento e de players globais as oportunidades nos setores de energias renováveis e tecnologia em São Paulo.
“Tenho dito que a transição energética vai ser um pilar para o nosso desenvolvimento. É impressionante como as discussões têm girado em torno, por exemplo, da nossa capacidade de gerar biocombustíveis. Temos também discutido muito sobre a economia do conhecimento. Basicamente, São Paulo hoje é um estado que tem atraído muitos data centers. Temos o que o investidor precisa, com oferta de energia limpa relativamente barata, boa infraestrutura, água e boa mão de obra. Reunimos as condições para darmos o salto seguinte, em que nos apropriamos da tecnologia”, afirmou o governador durante o Summit Valor Econômico Brazil-USA.
Os temas da descarbonização e da digitalização também fizeram parte da participação do governador em evento do BTG Pactual. Durante as palestras, Tarcísio ainda apresentou o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP).
“Em abril, chegamos a R$ 354 bilhões de investimentos contratados. Este é um programa que tem track record e é isso que a gente está mostrando para os nossos investidores. Trata-se de um programa vivo, com renovação constante dos projetos. No ano passado, falamos da Nova Raposo, das concessões de loterias e da privatização da Sabesp, nosso grande projeto, todos já realizados. E agora, a gente está aqui discutindo novas ações”, disse o governador, destacando iniciativas como o trem Intercidades Sorocaba-São Paulo, que está em consulta pública, o lote Paranapanema e o túnel Santos-Guarujá.
A carteira do PPI-SP foi tema ainda de uma série de reuniões que a comitiva paulista, que reúne ainda os secretários de Estado Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico), Natalia Resende (Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística) e o presidente da InvestSP, Rui Gomes, cumpriu nesta quarta-feira com a gestora de ativos BlackRock, o maior fundo de investimentos do mundo. A quarta-feira foi encerrada no painel “Aproveitando Oportunidades de Crescimento em Infraestrutura Privada”, organizado pela BlackRock.
Nesta quinta-feira (15), participa do evento Itaú CEO Conference, quando abordará a desestatização da Sabesp, e o plano São Paulo na Direção Certa.