Publicada em 17/4/2025

SP lança Passaporte Ferroviário com linhas e atrações de 12 municípios paulistas

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou durante a WTM Latin America 2025, o maior evento de turismo da América Latina, na capital paulista, um produto inédito para fomentar viagens de trens turísticos: o Passaporte Ferroviário de São Paulo.

O passaporte ferroviário é um verdadeiro guia para o viajante, pois conta com mapa que mostra os trechos de trens turísticos em 12 municípios paulistas. Além disso, o passageiro é convidado a colocar seu nome no documento, bem como sua data de nascimento e cidade/estado de origem, como acontece em um passaporte comum.

No passaporte, o viajante também tem à disposição uma lista com 14 atrativos do Estado de São Paulo ligados ao turismo ferroviário. São opções como o Trem da República, que percorre o trecho Itu-Salto; o Trem dos Operários, em Sorocaba; e a linha Campinas-Jaguariúna. Inclusive, ao apresentar o passaporte ferroviário nestes e em outros trechos selecionados, o passageiro ganha descontos no ticket, que vão de 10 a 20%.

Há outras atrações listadas no passaporte, como o Museu Ferroviário de Jundiaí, por exemplo, que oferece uma experiência imersiva aos visitantes. Tudo começa na entrada, que simula uma estação ferroviária, com a compra de bilhetes e o som de chegadas e partidas de trens, e se estende até seu interior, onde visitante pode embarcar em “estações” temáticas e ver jornais, fotos, documentos e outros itens ligados à história da ferrovia, como malas, baús e mobiliário das estações.

Ao viajar em um trem turístico, o passaporte ferroviário é carimbado, se tornando uma lembrança única e enriquecendo a experiência do visitante. “O estado de São Paulo tem a sua história ligada aos trens e oferece diferentes opções de trajetos, do interior ao litoral. Por isso, o turismo ferroviário é uma grande aposta do Governo de São Paulo, pois é um segmento que valoriza os municípios, resgata a cultura das viagens de trem, movimenta a economia local e gera emprego e renda”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens.

Programa de Turismo Ferroviário

Em 2024, o Governo de São Paulo lançou o Programa de Turismo Ferroviário, que tem o objetivo de desenvolver e integrar 23 circuitos ferroviários com rodovias e outros modais de transporte. Com isso, a expectativa de impacto econômico é R$ 1,8 bilhão nos próximos 10 anos. O Programa de Turismo Ferroviário está ligado ao “SP Nos Trilhos”, que reúne mais de 40 projetos de transporte ferroviário e investimentos na ampliação e modernização de rotas.

Em São Paulo, a viagem de trem é uma experiência que convida o viajante a contemplar o caminho, apreciar o entorno, valorizar o trajeto tanto quanto o destino e redescobrir o estado por novos ângulos. A cada parada, o turista conhece destinos onde a história, a gastronomia, a hospitalidade e as tradições locais são o ponto alto da viagem.

O passaporte ferroviário é uma parceria da Setur-SP com a ABOTTC (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais), e conta com o apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM) e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). No mesmo dia do lançamento do passaporte, haverá apresentação da Banda do Metrô no estande da Setur-SP, às 19h. O passaporte estará disponível no link: https://www.turismo.sp.gov.br/passaporte-ferroviario-sao-paulo

Notícias

Projeto piloto busca reduzir a emissão de gases poluentes nas obras da Linha 6-Laranja


Projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá prevê 9 mil empregos


SP Produz fortalece cadeia do eucalipto do Alto Tietê e impulsiona geração de empregos e renda


Governo de SP apresenta megaobra do túnel Santos-Guarujá em roadshow europeu