Publicada em 23/5/2024

SP na Direção Certa: Governo define diretrizes para ampliar investimentos e eficiência

O Governo de SP avança no processo de modernização administrativa e de melhoria do gasto público com o lançamento do plano “São Paulo na Direção Certa”. As diretrizes gerais da iniciativa, publicadas nesta quinta-feira (23) no Diário Oficial, apontam o caminho a ser seguido para tornar o Estado mais eficiente, com maior capacidade de atração de investimentos e geração de oportunidades.

“O ‘São Paulo na Direção Certa’ é o farol que guiará todas as mudanças e melhorias em prol da eficiência na gestão, da otimização do gasto público e da promoção de investimentos. Vamos rever incentivos e estruturas ineficientes e acionar todas as alavancas necessárias para tornar o Estado mais competitivo e indutor do desenvolvimento”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Estruturado em três eixos centrais – Expansão de Investimentos; Melhoria e Efetividade do Gasto e Redução de Despesas Correntes; e Modernização da Administração Pública -, o plano prevê um prazo de 90 dias para que todos os órgãos da administração direta apresentem um plano para a redução de despesas correntes e a revisão de contratos.

O texto também define funções específicas para determinadas áreas do Governo. A Secretaria de Gestão e Governo Digital, por exemplo, será responsável pela revisão das políticas de pessoal do Estado, auditoria na folha de pagamento e instituição de uma Central de Compras. A Casa Civil terá 30 dias para elaborar um anteprojeto sobre a reestruturação das agências reguladoras, estabelecendo normas de autonomia e independência para a gestão e seus respectivos gestores.

A elaboração de estudos para a ampliação dos programas de transação tributária também está prevista no plano e será executada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). A Secretaria de Fazenda e Planejamento, por sua vez, será responsável pela renegociação da dívida do Estado com a União e terá 90 dias para apresentar ao governador um plano que modernize a relação do Fisco com os contribuintes e avalie os benefícios fiscais e tributários. A meta do Governo de SP é garantir a continuidade das isenções que efetivamente contribuam ao desenvolvimento dos setores produtivos, gerando investimentos, empregos e renda.

A coordenação e o monitoramento do cumprimento das diretrizes do “São Paulo na Direção Certa” ficarão a cargo do Conselho Gestor da Política Estadual de Ajuste Fiscal. Este órgão deliberativo será composto pelos secretários da Casa Civil, Fazenda e Planejamento, Gestão e Governo Digital, Desenvolvimento Econômico e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Clique aqui para acessar  o decreto publicado sobre o “São Paulo na Direção Certa” em Diário Oficial do Estado.

Notícias

Programa de universalização do saneamento básico alcança 218 cidades em SP


SP lança programa de avistamento da fauna silvestre


Fundo de Recursos Hídricos de SP disponibiliza R$ 538,6 milhões em recursos; prefeituras podem inscrever projetos


Polícia anuncia operação especial para coibir e investigar vandalismo contra ônibus em SP