Publicada em 24/4/2025

SP Produz fortalece cadeia do eucalipto do Alto Tietê e impulsiona geração de empregos e renda

Nativo das florestas australianas, o eucalipto chegou ao Brasil no século 19 e, desde então, está presente no dia a dia por meio de produtos de limpeza, tipos de papel, medicamentos e combustíveis renováveis. Baseada nesta matéria-prima, a Cadeia Produtiva Local (CPL) do Eucalipto do Alto Tietê é apoiada pelo programa SP Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo, e fortalece a economia regional com mais emprego e renda.

Além da produção e comercialização da madeira para celulose, biomassa energética e pallets/caixas, a CPL do Eucalipto, gerida pela Cooperativa Agrícola Mista do Alto Tietê (CAMAT), também se destaca pelo uso de madeira de reflorestamento e pelos diversos subprodutos que são desenvolvidos no intervalo entre o plantio e a colheita do eucalipto, processo que leva em torno de sete anos. Mel, frutas, artesanato e geleias são alguns desses subprodutos, que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região.

“Por se tratar de uma área de proteção ambiental, Salesópolis não pode receber indústrias poluentes. Com isso, esses subprodutos ajudam na geração de empregos e no assentamento das famílias locais”, explica o diretor-presidente da CAMAT, Antônio Camargo Neto, conhecido como Ticão. Segundo dados da cooperativa, as atividades produtivas da CAMAT geram aproximadamente 3,8 mil empregos diretos e indiretos nos municípios de Salesópolis, Paraibuna e Santa Branca.

Com o apoio técnico e recursos do SP Produz, a CPL conseguiu adquirir novos equipamentos para melhorar a eficiência da produção e a qualidade dos cavacos — pedaços ou lascas de madeira que são utilizados como matéria-prima para celulose ou carvão, biomassa energética, e compostagem. Os equipamentos comprados foram um picador, um classificador de tamanhos e um medidor de umidade e densidade.

Fundada em 1991, a CAMAT conta atualmente com 220 associados, entre pequenos e médios produtores e serralherias cooperadas. “Nunca vi um projeto ser tão bem estruturado e de forma tão rápida como foi o SP Produz. O apoio que recebemos chegou na hora certa para que pudéssemos dar um passo importante na consolidação da nossa cadeia. Nós acreditamos, lutamos muito e fomos contemplados com uma CPL Madura”, declara Ticão.

SP Produz

Lançado em junho de 2024, o programa SP Produz tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas locais de São Paulo, estimulando a auto-organização de aglomerações produtivas setoriais e promovendo o desenvolvimento econômico regional. No ano passado, foram reconhecidas 80 CPLs, com os graus de maturidade: Aglomerado Produtivo, CPL em Desenvolvimento, CPL Consolidada e CPL Madura.

Notícias

Summit Agenda SP+Verde terá compensação de carbono e operação Lixo Zero


Famílias de baixa renda da Grande São Paulo vão receber caixas d’água


Concessionária do Rodoanel faz mutirão de contratações para reta final de obra no Trecho Norte


Governo de SP destina cerca de R$ 380 milhões em recursos extras para a saúde dos 645 municípios paulistas