Publicada em 4/9/2025

Trampolim oferece cursos gratuitos para impulsionar empreendedores de SP

Empreender é um dos maiores sonhos do brasileiro, segundo o Monitor Global de Empreendedorismo (GEM), levantamento mundial realizado com a ajuda do Sebrae. No estado de São Paulo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico oferece cursos gratuitos para capacitar os paulistas a tirarem o sonho do papel e empreender. Pela plataforma Trampolim, há cursos gratuitos, no formato remoto e presencial, de educação e gestão empreendedora.

LEIA TAMBÉM: Inscrições para 4,5 mil vagas em cursos gratuitos e profissionalizantes no Portal Trampolim se encerram na quinta (4)

São 28 cursos na área de gestão de negócios com inscrições abertas, somando 6.920 vagas por todo estado. As aulas abrangem desde funções administrativas e de logística até as áreas de finanças, atendimento, vendas e tecnologia aplicada, como Power BI e Excel para empresas, oferecendo uma ampla variedade de formações para diferentes perfis empreendedores.

Os cursos de qualificação são oferecidos nos períodos matutino (8h às 12h), vespertino (13h às 17h) e noturno (18h às 22h). Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas do curso. As inscrições são feitas pelo site www.trampolim.sp.gov.br.

A jovem Maria Eduarda de Souza de Almeida, de 21 anos, buscou o curso de gestão financeira na plataforma para começar o próprio negócio com uma boa base teórica. “É fundamental ter o planejamento adequado e saber por onde começar. Para mim, a maior dificuldade para empreender é a parte financeira, se organizar para conseguir investir. Busquei o curso para ter um planejamento e uma qualidade de vida melhor”, explica.

As aulas oferecidas na plataforma Trampolim auxiliam um problema comum dos empreendedores brasileiros: mais de 90% deles têm dificuldades na gestão financeira e 70% na gestão de pessoas, segundo o estudo “Cabeça de Dono” realizado pelo Instituto Locomotiva em parceria com o Banco Itaú.

LEIA TAMBÉM: Trampolim disponibiliza vagas de emprego e curso gratuito no setor de telemarketing

“Os cursos oferecem ferramentas práticas e teóricas para o empreendedor sobre gestão e finanças de negócios. Desde o planejamento estratégico até processos operacionais e administrativos e complementares, como gestão de pessoal”, explica Fabiano Cesar Lopes, professor do SEST/SENAT, instituição parceira da secretaria que ministra os cursos. “A qualificação gratuita auxilia o empreendedor a transformar o sonho em realidade”, destaca.

Sobre o Trampolim

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a plataforma Trampolim integra, em um único ambiente digital, ações de capacitação, empregabilidade e desenvolvimento regional. A ferramenta oferece acesso gratuito a cursos, orientação profissional e serviços de apoio, além de aproximar empresas de candidatos qualificados.

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Notícias

De transporte público 24h a segurança reforçada: veja os serviços do Governo de SP no The Town 2025


Trampolim oferece cursos gratuitos para impulsionar empreendedores de SP


Túnel Santos-Guarujá, terceira pista da Imigrantes e Lote Litoral: investimentos do Governo de SP transformam a mobilidade na Baixada


Acciona e Mota-Engil apresentam propostas para projeto do túnel Santos-Guarujá