Publicada em 3/9/2025

Túnel Santos-Guarujá terá faixa para VLT, ciclovia e passarela de pedestres

O Túnel Imerso Santos–Guarujá, primeiro do tipo no Brasil, será um marco em mobilidade inteligente. O projeto prevê três faixas de rolamento por sentido, sendo uma delas reservada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), passagem para pedestres e ciclistas e galeria de serviços. A concepção multimodal coloca a Baixada Santista na rota da mobilidade do futuro, oferecendo soluções mais rápidas, sustentáveis e inclusivas.

O projeto recebeu em agosto deste ano a licença ambiental prévia da Cetesb, etapa fundamental para a viabilização do leilão, em setembro. O documento reconhece os impactos positivos do projeto na integração urbana e no transporte sustentável da região.

Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas, que levam cerca de 18 minutos por travessia, mas estão sujeitas a filas e variações de operação. Pela estrada, o deslocamento pode chegar a 1 hora. Com o túnel, o trajeto será feito em até 5 minutos, beneficiando diretamente os mais de 720 mil habitantes dos dois municípios e trabalhadores que circulam diariamente entre as cidades.

Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o projeto terá aporte público de até R$ 5,1 bilhões, dividido igualmente entre o Governo de São Paulo e o Governo Federal. O contrato de 30 anos abrangerá construção, operação e manutenção. A obra terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, com módulos de concreto pré-moldados instalados no leito do canal portuário – uma técnica já consagrada em países da Europa e da Ásia.

Além de reduzir o tempo de deslocamento, o túnel vai impulsionar o turismo, fortalecer a economia local e contribuir para a redução de emissões, ao incentivar meios coletivos e sustentáveis de transporte.

O leilão será realizado no dia 5 de setembro de 2025, às 16h, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, com entrega de propostas até 1º de setembro, às 10h.

Notícias

Produção de medicamentos da FURP pode chegar a 3 bilhões por ano com nova operação do Butantan


CULTSP PRO completa um ano com mais de 8 mil alunos e se consolida como referência em formação para a economia criativa


Governo triplica entregas de obras em escolas e creches


Muralha Paulista alcança 38 mil câmeras públicas e privadas integradas para reforçar segurança em todo o Estado