Publicada em 17/3/2025

Turismo paulista deve movimentar R$ 340 bilhões neste ano

O turismo em São Paulo seguirá sua trajetória de crescimento em 2025, com previsão de um Produto Interno Bruto (PIB) superior a R$ 340 bilhões (valor estimado), representando uma alta de 3,65% em relação ao ano anterior. É o que projeta o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

A projeção está alinhada com as estimativas mais conservadoras para o PIB geral do estado, mas se destaca por evidenciar o crescimento contínuo do setor, que tem superado a média da economia paulista. Desde 2021, o turismo tem demonstrado forte desempenho de recuperação e crescimento estrutural, com aumento constante de sua participação econômica no estado.

Em 2023, o setor já havia ultrapassado os índices pré-pandemia, e a recuperação tem sido impulsionada principalmente pela expansão da oferta de serviços turísticos e pela posição central de São Paulo como um dos destinos mais atrativos, tanto para turistas domésticos quanto internacionais.

A projeção do Centro de Inteligência da Economia do Turismo para este ano é de que 51 milhões de turistas circulem no estado, sendo 48,5 milhões domésticos e 2,5 milhões internacionais.

A combinação de forte demanda interna e os investimentos crescentes em infraestrutura turística garantirão a continuidade do crescimento do setor, que deverá representar 9,7% do PIB paulista até o final de 2025. “O turismo de São Paulo mantém sua trajetória de crescimento acima da média. O Estado é o maior receptor de turistas do país e tem a maior participação na economia do turismo nacional, estando preparado para atrair novos investimentos”, afirma o Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

Para Lucena, os números refletem o dinamismo e o potencial de São Paulo como catalisador de investimentos e oportunidades. “Projetamos a criação de 33 mil novos empregos diretos este ano. Trata-se de um crescimento consistente”, complementa.

Com esse cenário favorável, São Paulo reafirma sua posição como um dos maiores polos turísticos do Brasil, e o setor de turismo se mantém como um dos principais motores da economia paulista.

Notícias

100 escolas da rede estadual de SP vão adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre


Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo


Assembleia da EMTU aprova início do processo de liquidação da empresa


Túnel Santos-Guarujá trará ao Brasil tecnologia inédita e solução inovadora de engenharia