Prorrogadas inscrições para cursos do Novotec Expresso

Foi prorrogado para a próxima quarta-feira (2) o prazo final para as inscrições do programa Novotec Expresso do Governo de São Paulo. Neste ano são oferecidas 100 mil vagas, sendo 40 mil já abertas para este primeiro semestre nos 38 cursos de qualificação profissional. A duração é de 120 horas, com aulas no contraturno, nos formatos presencial e remoto em todo o Estado.

Podem participar do Novotec Expresso alunos do ensino médio de escolas estaduais, das ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) e jovens de até 24 anos com ensino fundamental completo. O programa prioriza estudantes matriculados na rede estadual e ETECs, quando a demanda superar a oferta de vagas disponíveis.

Não há processo seletivo. Para se inscrever, basta acessar o site do Novotec, efetuar o cadastro e selecionar o município para verificar os cursos disponíveis.

O programa oferece 38 cursos em quatro áreas de estudos para atender as demandas do mercado de trabalho e os interesses dos jovens: Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Meio Ambiente.

 

Bolsa-auxílio

Com a criação do Bolsa do Povo, o Novotec Expresso passou a garantir uma bolsa-auxílio de até R$ 600, dividido em até 4 parcelas mensais, pagas ao longo da duração do curso aos alunos matriculados na rede estadual. Os pagamentos começarão em abril, por meio do cartão magnético do Bolsa do Povo ou voucher que o aluno usará para saque em caixa eletrônico.

Para a elegibilidade da bolsa-auxílio, os estudantes precisam ter, no mínimo, 75% de frequência nas aulas do Novotec Expresso e não podem ser beneficiários de seguro-desemprego. Jovens na faixa etária entre 14 e 15 anos devem indicar um responsável legal para recebimento dos valores. Neste caso, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos.

Criado pelo Governo de São Paulo e enviado em forma de projeto de lei pela Secretaria da Casa Civil à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) em abril de 2021, o Bolsa do Povo tem 18 programas sociais, dentre eles, o Novotec Expresso, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e que este ano tem o maior número de vagas da sua história.

Notícias

Movimento SP Por Todas visa ampliar visibilidade de políticas públicas para a mulher


SP promove concurso de arquitetura para projeto de novo centro administrativo


Governo de SP empresta retrato de Mário de Andrade, obra de Tarsila do Amaral, para nova exposição do MASP


São Paulo cria 38 mil empregos com carteira assinada em janeiro