SP vai atrair R$ 20 bilhões em investimentos para produção de veículos sustentáveis

O compromisso do Governo de São Paulo com a economia sustentável e a redução das emissões de poluentes vai assegurar créditos de ICMS de até R$ 500 milhões para as montadoras que priorizarem a fabricação de veículos híbridos, elétricos ou movidos a biocombustíveis.

Por meio do Programa Pró-Veículo Verde, as empresas do setor poderão se apropriar dos créditos de ICMS para financiar projetos de investimento que visem a construção e a modernização de suas plantas industriais, além do desenvolvimento de novos produtos e ampliação de negócios.

Com isso, a expectativa do Governo de SP é atrair R$ 20 bilhões em investimentos nos próximos três anos, amortizando os custos da indústria automotiva para a adaptação das linhas de produção já instaladas e a construção de novas fábricas.

O programa ainda prevê o corte na emissão de gases geradores de efeito estufa com a redução de veículos movidos a gasolina e diesel no mercado. Somente na cidade de São Paulo, os carros são responsáveis por 72,6% dos poluentes lançados na atmosfera.

Ampliação dos incentivos

O Pró-Veículo Verde flexibiliza alguns incentivos do Pró-Veículo, lançado em 2008, com a implementação de projetos específicos de incentivo à produção de modelos sustentáveis. Dentre eles, a redução de 50% para a elegibilidade nos investimentos mínimos das empresas ao Programa – de R$ 30 milhões para R$ 15 milhões.

Da mesma forma, o valor de créditos de ICMS a receber caiu 40% em relação ao piso de R$ 5 milhões. Assim, os fabricantes que tenham a partir de R$ 3 milhões de créditos de ICMS a receber, já podem aderir ao Pró Veículo Verde.

O Governo de São Paulo também estendeu, de um para três anos, o prazo de garantia exigido dos contribuintes que ainda não apropriaram seus créditos. Além disso, a redução do valor da garantia, que era de no máximo 75%, agora poderá chegar a 90%.

O Pró-Veículo Verde decorre estudos conjuntos das secretarias da Fazenda e Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura e Meio Ambiente, em parceria com a InvestSP e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Liderança nacional

São Paulo mantém a liderança nacional no mercado de veículos sustentáveis, respondendo por 1/3 do mercado e 31% da frota de veículos do país movida a energia limpa em 2022, de acordo com último balanço da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Esta é uma transição verde que vem ganhando força nos últimos três anos com uma extensa agenda de políticas econômicas e ambientais promovidas pelo governo paulista.

As iniciativas colaboram também com o crescimento das vendas em outros estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná – já que 63% das vendas nacionais de veículos elétricos híbridos flex a etanol, neste primeiro trimestre, foram provenientes da produção da indústria paulista.

Em março deste ano, a montador chinesa GWM anunciou a implantação de 100 pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos nos principais municípios de São Paulo. O anúncio faz parte do investimento de R$ 10 bilhões que a empresa está realizando na produção de veículos 100% eletrificados em sua nova fábrica em Iracemápolis, interior de São Paulo.

Redução na alíquota do ICMS

Os incentivos à eletromobilidade sustentável promovidos pelo Governo já reduziram também a alíquota do ICMS para ônibus, veículos elétricos e híbridos de 18% para 14,5%; e para caminhões elétricos de 18% para 12%.

As propostas de redução das alíquotas, que foram encaminhadas pela Secretaria da Casa Civil à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) em 2021, estão em vigor desde o início deste ano e são um dos fatores que contribuem com o crescimento do mercado automotivo. Segundo a ABVE, as vendas de veículos, utilitários e comerciais leves eletrificados cresceu de 89% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021.

Notícias

Com leilão marcado para sexta (19), Emae tem capacidade para abastecer 825 mil imóveis

Com leilão marcado para sexta (19), EMAE tem capacidade para abastecer 825 mil imóveis

SP anuncia redução de 10% em tarifas social e vulnerável da Sabesp após desestatização